O Programa CERT

Equipe CERT - Nova Friburgo - RJ, 2012

O programa CERT, sigla em Inglês para “Community Emergency Response Teams” (Equipes Comunitárias de Resposta à Emergência), começou com o Corpo de Bombeiros da cidade de Los Angeles nos Estados Unidos no ano de 1985. O objetivo inicial das equipes foi de preparar as comunidades para sobreviver as primeiras 72 horas depois de um grande desastre, como o terremoto que aconteceu na cidade de México naquele mesmo ano.

Devido ao sucesso do projeto inicial na cidade de Los Angeles, a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) do governo federal dos EUA, adotou o programa CERT como componente da Corpo de Cidadães (Citizens Corps), que tem por objetivo a preparação comunitária para desastres. A FEMA oferece recursos de treinamento e administração das equipes CERT, e ministra os cursos Treinar o Treinador CERT (CERT Train-the-Trainer) e Gestor do Programa CERT (CERT Program Manager) no Instituto de Gestão de Emergências (Emergency Management Institute) em Emmitsburg – MD, EUA.

Hoje, há mais que 2.000 equipes CERT em cinquenta estados nos EUA, além do programa CERT estar presente em outros sete países. Nos Estados Unidos as equipes CERT têm sido formadas em escolas, colégios, igrejas e grupos comunitários. Através do curso de formação, e treinamento e reciclagem contínuo, as equipes CERT estão preparadas para responder a desastres e situações de emergência na suas comunidades, servindo como recurso de apoio aos serviços de emergência profissionais.